Análise do anime Re:ZERO -Starting Life in Another World- (2ª temporada)


Atenção! O texto a seguir contém spoilers da primeira temporada de Re:ZERO -Starting Life in Another World-.

Em 2020, quatro anos após a estreia de Re:ZERO -Starting Life in Another World- (Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu, no original), enfim tivemos o lançamento da segunda temporada, que deu sequência ao final nada conclusivo do primeiro ano do anime. A nova leva de capítulos ampliou consideravelmente o mundo de Starting Life in Another World, que foi muito bem apresentado em 2016. 

A trama parte diretamente do lugar em que havia parado, com Subaru lidando com as consequências da batalha contra o representante do pecado da preguiça. Após a luta final, Rem teve sua existência devorada pela representante da gula, o que a deixou em coma e fez com que todos esquecessem de sua existência, com exceção de Subaru, que na intenção de salvar sua amiga e descobrir mais sobre os mistérios daquele mundo, vai com seus companheiros até um santuário perigoso e repleto de segredos.

O segundo ano ampliou tudo que conhecíamos do anime, nos dando várias novas informações sobre o seu universo: junto com Subaru, passamos a entender melhor o mundo que o protagonista vive. Isso de forma alguma estraga o clima de mistério visto na primeira temporada, já que sempre parece haver mais coisas para descobrirmos, o que também serve para manter os telespectadores engajados com a história.

Tudo o que era bom está presente novamente, sem nenhuma exceção. Subaru continua brilhando, o mundo segue cativante e os personagens secundários ficam melhores do que nunca. Emilia, o interesse romântico do protagonista, que no primeiro ano já era alguém interessante, agora é melhor desenvolvida e se torna o foco de alguns episódios, oportunidade em que o seu passado é explorado. Essa abordagem transforma Emilia em uma personagem ainda melhor e fortalece a trama do anime. 

Re:ZERO também evoluiu nos aspectos técnicos. A animação, por si só, continua não muito impressionante na maior parte do tempo, porém nos momentos em que se exige uma maior qualidade, ela sobe de nível e apresenta um resultado realmente impressionante. Já a trilha sonora segue fortalecendo o clima da história, casando perfeitamente com o tom das cenas: seja em momentos tensos ou extremamente cômicos, as músicas sempre se encaixam bem.

É inegável que no segundo ano as partes mais divertidas ficaram com um espaço bem reduzido. O clima de suspense predominou em quase todos os episódios, o que teve um pequeno e infeliz custo: a segunda temporada de Re:ZERO é mais maçante do que a primeira, já que em boa parte dos episódios acompanhamos Subaru tentando reverter uma série de eventos ruins que sempre terminam com a sua morte, levando tudo ao começo novamente, várias e várias vezes.

A sensação que fica é que a escala do anime diminuiu um pouco, o enredo centra-se muito em apenas um núcleo durante quase todos os capítulos. O ponto positivo é que temos vários mistérios sendo resolvidos, novos sendo apresentados e personagens carismáticos sendo bem trabalhados, o que enriquece a história como um todo. A parte ruim é que essa escala menor prejudicou o ritmo da narrativa, que, de forma geral, ficou bem mais lento. 

Embora não exista uma terceira temporada confirmada, o segundo ano consegue nos deixar intrigados em descobrir o que virá pela frente. Muitas coisas interessantes devem ser melhor exploradas no futuro, talvez até depois de uma eventual terceira temporada. Além de ser apenas uma continuação, o segundo ano de Re:ZERO parece ter construído uma base sólida para a sua sequência, introduzindo elementos que serão importantes até o fim da obra.


Considerações finais:
Apresentando um tom mais sombrio e uma trama com um desenvolvimento consideravelmente mais lento em relação ao primeiro ano, os vinte e cinco novos episódios de Re:ZERO apresentam uma história menos épica e mais pessoal, que ainda assim consegue prender a nossa atenção graças aos vários momentos memoráveis.

Parece que a segunda temporada veio preparar o terreno para coisas que acontecerão no futuro, todos os personagens relevantes são aprofundados e o universo se amplia consideravelmente. Analisando a temporada de forma isolada, Re:ZERO fica acima de quase tudo o que temos no mercado e se mantém no topo dos isekais, entregando uma das tramas mais profundas do gênero.

Nota
★★★★☆ - 4 - Ótimo


Veja mais sobre Re:ZERO -Starting Life in Another World-:
Reviews:

➜ Você pode ler análises de outros animes clicando aqui.

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade