Análise do jogo Out of the Cube


Não se deixe enganar pelo visual bonitinho, Out of the Cube é mais difícil do que aparenta. Você pode até passar pelos níveis com alguma facilidade, mas para conseguir as três estrelas é preciso raciocinar (e muito), já que há um limite de ações que podem ser executadas. Desenvolvido pelo estúdio capixaba Pudding Studio, o game apresenta uma mecânica simples e diferentes tipos de desafios para serem concluídos.

Ao iniciar o tutorial, assistimos uma breve cena mostrando o casal de cubos Pinkube e Biskute sendo separados. Como a história não conta com nenhuma linha de texto, só descobri o nome dos personagens lendo a descrição do jogo. Embora essa informação não mude absolutamente nada, foi interessante saber como os dois personagens são identificados. Logo que Biskute é raptado por criaturas vermelhas, Pinkube recebe a ajuda dos cubos verde, azul e amarelo para tentar realizar o resgate.

Como não consegue se mover sozinho pelas fases, Pinkube precisa do auxílio de seus amigos. Cabe ao jogador posicionar os cubos em locais estratégicos e, depois, mirar neles para realizar o deslocamento. O detalhe é que cada um conta com um tipo de mecânica: o cubo verde sempre ficará parado no local em que for posicionado, servindo de suporte ou obstáculo para atingir uma posição específica; o cubo azul conduzirá o protagonista ao ponto em que foi previamente colocado; e o cubo amarelo troca de lugar com Pinkube ao ser atingido. Como no começo é um pouco complicado guardar o que os cubos são capazes de fazer, na parte inferior dos níveis existe um ponto de interrogação que mostra rapidamente como cada um pode ser utilizado.

Em todas as vinte e cinco fases, devemos coletar moedas para liberar o portal que dá acesso ao próximo nível. Conforme vamos avançando, novos desafios nos são apresentados, como criaturas que ficam atirando, espinhos e barreiras de gelo, que podem ser usadas para refletir os disparos de Pinkube. No lado inferior esquerdo há o indicativo de quantos cubos podem ser utilizados para alcançar as três estrelas. Além disso, também existe a tarefa extra de completar os níveis fazendo uso de somente um tipo de cubo. Esses dois objetivos elevam a dificuldade do game e, ao concluir cada um deles, o jogador é recompensado com uma conquista.

Com relação aos disparos que são feitos por Pinkube, temos duas opções de jogabilidade disponíveis. Na primeira, podemos controlar a força dos disparos que são feitos pelo protagonista, basta clicar no local desejado e aguardar o preenchimento da barra. Já na segunda, Pinkube sempre irá disparar com a força máxima, nos restando apenas escolher o alvo. A qualquer momento é possível alternar entre essas duas mecânicas, basta clicar no botão "shot", localizado na parte inferior.

Visualmente, o título conta com uma arte pixelada que simula uma TV de tubo. Com uma paleta de cores vivas, os gráficos são simples e agradáveis. Out of the Cube conta apenas com uma música, mas em momento algum tive a sensação de que ela se tornou repetitiva. Seguindo a pegada retrô, a trilha e os efeitos sonoros também nos remetem a jogos do passado.

Para chegar ao final do game gastei aproximadamente duas horas. Minha estratégia foi tentar avançar sem me preocupar com os desafios opcionais. Depois de finalizar o título, voltei em algumas fases e tentei conquistar as três estrelas e passar os níveis fazendo uso de um único tipo de cubo. Nessa brincadeira, passei mais uma hora jogando e não atingi os objetivos secundários nem na metade das fases.

Enquanto jogava, enfrentei um bug que me impediu de progredir em alguns níveis. Durante a resolução dos puzzles, Pinkube ultrapassou as bordas das fases algumas vezes, o que me obrigou a reiniciar o level. Apesar de ser algo chato, isso não chegou a comprometeu a minha experiência com o game.

Lançado em 2022, Out of the Cube está disponível para PC. Por meio da nossa curadoria no Steam, uma cópia nos foi fornecida pelo Pudding Studio, a quem manifestamos o nosso agradecimento.


Considerações finais
Out of the Cube nos entrega puzzles bem elaborados e desafios extras que prolongam o tempo de jogatina. A princípio pode parecer que se trata de um game curto, mas para concluir todos os objetivos é preciso jogar ao menos três vezes cada uma das vinte e cinco fases. Como alguns quebra-cabeças apresentam um grau maior de dificuldade, resolvê-los nem sempre é um processo rápido.

Logo de cara fica claro que o jogo busca ser o mais simples possível, indo desde a forma com que a história nos é apresentada até às mecânicas de jogabilidade. Esse aspecto também é visto na parte audiovisual, que foi bem trabalhada pelos desenvolvedores. Considerando todos esses fatores e o preço do game, Out of the Cube é uma boa oportunidade para testar o seu raciocínio lógico.

Nota
★★★☆☆ - 3 - Bom


➜ Você pode ler análises de outros jogos clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade